Alimentação saudável para as crianças No ratings yet.

Olá mamães e papais de plantão, me chamo Camila Chagas e sou nutricionista materno infantil e consultora em amamentação.

Fui convidada pelo Babylooks para falarmos um pouco sobre como cuidar da alimentação das nossas crianças em meio a essa quarentena e esse vírus que estamos enfrentando.

Já ouvimos falar que nossas crianças reagem de maneira muito leve a essa doença, porém ninguém quer ver nossos pequenos doentes por mais leve que seja. Então vamos da umas dicas de como cuidar da alimentação dessa criançada para fortelecer essa imunidade.

Amamentação para os bebês

Primeiro vamos falar dos nossos bebês até os 6 meses de vida, para eles não há nada mais importante que o leite materno. Recomendamos manter o aleitamento exclusivo até o sexto mês do bebê. Para os que são alimentados com fórmula infantil, orientamos que a fórmula seja mantida até o 6º mês de vida também. Lembrando que para os que recebem fórmula, aconselhamos a oferta de água e que não seja introduzido nenhum outro alimento nesta fase.

Alimentação para as crianças

Os pequenos que estão entre os 6 meses até 2 anos orientamos que seja ofertada uma boa alimentação rica em frutas, legumes e vegetais. Quando possível, o aleitamento materno deve ser continuado. Ele não perde suas propriedades e benefícios com o passar do tempo como muitos pensam, são as crianças que necessitam de mais nutrientes por estarem crescendo e se desenvolvendo.

Para os maiores de 2 anos a recomendação de uma alimentação saudável é mantida, pois esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que vão ajudar na formação, no desenvolvimento e também na imunidade da criançada.

Alimentos importantes para crianças

Devemos consumir várias frutas, principalmente as frutas cítricas, pois são ricas em vitamina C, vitamina que é muito famosa por ter antioxidantes e por auxiliar na prevenção de gripes e resfriados. Essas frutas são as laranjas, goiabas, acerolas, morangos, mamão, kiwi. Lembro que o melhor a se fazer é consumir a fruta e não apenas o suco, pois na fruta você encontra a maior concentração dos seus nutrientes e também ingerimos as fibras, que ajudam na digestão e no funcionamento do nosso intestino.

Também devemos oferecer para a criançada vegetais de toda a qualidade, mas principalmente os de coloração verde escuro, pois são ricos em ácido fólico e vitamina B9, esses dois são responsáveis em ajudar o sistema de defesa do nosso corpo. E que vegetais são esse? O brócolis, o couve, o espinafre, a rúcula e todos os outros da mesma coloração.

Outros alimentos muito importantes são as sementes, os grãos e oleaginosas (nozes, linhaça, o feijão, a vagem, o grão de bico), pois eles são ricos em zinco, vitamina E e ácidos graxos que fortalecem o nosso sistema imunológico.

Não podemos esquecer do alho e da cebola que são antiinflamatórios, do tomate que tem licopeno e protege o nosso coração e fortelece nossa imunidade. E também das proteínas que são responsáveis por promover o crescimento e desenvolvimento do organismo, além de melhorar a resistência às doenças.

Dicas de alimentação

Antes que eu me esqueça, não é a quantidade que consumimos que trará todos esses beneficios e sim a variedade e a junção desses alimentos. Então vamos variar a alimentação das nossas crianças, fazendo um prato bem colorido, divertido e cheio de amor, carinho e saúde para eles. E o mais importante, bebam água, lavem as mãos e fiquem em casa que logo logo tudo isso irá passar.

Beijos e até a próxima.

Camila Chagas – Nutricionista Materno Infantil e Consultora em Amamentação

Contato: (81) 99299-7342

Siga meu instagram: @nutricamilachagas

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